sábado, 19 de maio de 2018

Rogério Skylab - O Mundo Circular

Rogerio Skylab é uma das figuras do underground carioca que possui a careira mais incomum do meio em que surgiu. Já no início de suas atividades na cena musical independente no começo da década de 1990, o compositor já colecionava elogios com o seu primeiro disco (Fora Da Grei - 1992).  Mas a “fama” veio depois de aparições em programas de TV do qual participava dando entrevistas classificadas como bizarras, incluindo as suas performances completamente teatrais. Mas a autenticidade de seu próprio trabalho, sempre foi o seu principal chamariz.

E como os seus álbuns possuem um caráter focado no estranho com assuntos polêmicos e escatológicos, porém misturado com diversos estilos musicais, a combinação acabou resultando em um artista que foge da vertente mais comum do mercado musical. Esse 'mix' conquistou um público fiel.

Aqui em seu ‘O Rei do cu’ (independente – 2018) Skylab aborda variados temas em suas 12 faixas que transitam entre o non-sense, MPB, Rock, Samba entre outros gêneros, mas nem todas as músicas possuem uma conexão com essa parte da anatomia humana, um tanto íntima. O que se ouve, é um trabalho diversificado.

Rogério junto com a sua banda, conseguem expor todas essas nuances sem soar repetitivo, ou clichê. O título é chamativo e provocador, incluindo a sua capa trash, mas é coerente em sua integridade, conduto é dispare na forma escolhida. Quem imagina ouvir um trabalho vulgar (sujo), pode ter uma decepção, já que a abordagem adotada é seleta, atrelado aos estilos usados no disco.

O experimentalismo é presente, porém usado de modo discreto, como um artifício, não o viés principal. Não há exagero ou delírios em suas músicas, toda a abordagem é feita de forma lírica. Esse formato contribui para a surpresa do álbum. A psicodelia dos álbuns clássicos foi deixada um pouco de lado, prevalecendo uma audição mais acessível.

O Rei do cu é a primeira parte de uma trilogia que será lançado com o tempo, a atual está disponível em diversos formatos de streaming. O próprio músico não se importa com mídias físicas, edições especiais ou o atual saudosismo em relação ao vinil. É um trabalho de aquisição livre.

Em um período de trabalhos de artistas nacionais que trilham por um caminho mais fácil e sem ousadia, Rogério Skylab se apresenta como um dos mais originais e inusitados que se pode ouvir.

Em tempo, bom disco.

Mais informações em: Rogério Skylab

Rádio CultFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário