Para celebrar os 40 anos de lançamento de seu disco mais incomum, o 'Ambient 1: Music For Airports' o aeroporto de Londres, resolveu fazer um singela homenagem ao álbum que deu o ponta pé inicial no gênero que ficou conhecido como Ambient Music.
A ideia por traz do disco surgiu das contastes viagens que Brain Eno fazia durante a década de 1970, e a espera entre um voo e outro, o músico sentia falta de ‘algo’ para complementar a tal pausa, além de uma irritação com o que se ouvia nesses locais. Desse cenário desconexo e sem inspiração, o artista resolveu então, compor músicas para preencher esses espaços de uma forma correta.
O disco acabou sendo um sucesso, e o musico compôs outras obras do mesmo estilo, incluindo trilhas sonoras para galerias de artes, exposições e museus.
Segundo Melanie Burnley uma das diretoras do aeroporto responsável pela homenagem: "O aniversário do famoso trabalho de Brian Eno é uma ocasião apropriada para tocar o álbum completo no ambiente pretendido - um aeroporto", e continua: . "É um álbum sutil que cria um ambiente calmo e agradável à medida que os passageiros passam por suas partidas."
A experiência sonora foi planejada para durar por apenas um dia, mas aproveitando a recente ‘onda’ de discos comemorativos, serão relançados outros trabalhos de relevância do compositor em edições caprichadas que incluem uma edição limita do disco 'Music For Installations' entre outras gravações.
Em paralelo às comemorações, Brian Eno é um dos artistas envolvidos na exposição áudio/visual imersiva em 360° chamada Hexame, que ficará até o dia 22 de Abril no museu Martin-Gropius-Bau na cidade Berlim na Alemanha.
